FICHA TÉCNICA

Editora: Record

Ano de publicação: 2005

Ilustrações: Claudio Martins

Número de páginas: 32

O VÔO SUPERSÔNICO DA GALINHA GALATÉIA

A história deste livro nasceu de um pedido que a escritora Clarice Lispector faz no final de A Vida Íntima de Laura: "Se você conhece alguma história de galinha, quero saber. Ou invente uma bem boazinha e me conte." Foi o que eu fiz, por sugestão do escritor Caio Fernando Abreu, que já havia feito o mesmo. Assim nasceu Galatéia, uma galinha desajeitada e um pouco burra, mas muito curiosa. Seu sonho é conhecer o Galo da Lua. Você acredita que exista um galo na Lua? Pois é, ninguém acredita numa bobagem dessas, só Galatéia. Ela decide ir até a Nasa para pegar um ônibus espacial e chegar na Lua. Como é que uma galinha brasileira consegue ir até a Nasa, ainda mais sendo ela um pouco burra? Este é só um dos mistérios dessa aventura supersônica. Há vários outros, inacreditáveis.

O Vôo Supersônico da Galinha Galatéia foi adquirido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação, para o programa PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).

A GALINHA DO MEU VIZINHO

"Eu e o Cláudio, quando crianças, morávamos na mesma cidade: Marília. Fomos praticamente vizinhos! Estudamos na mesma escola, e temos quase a mesma idade. Mais tarde, ambos nos tornamos escritores! Já é muita coincidência, não é? Gosto muito de tudo que ele escreve. O jeito com que ele conta uma história é muito legal. Começa bem no dia a dia. Em seu primeiro livro, fala de sua gatinha. Agora, conta da galinha do vizinho. Seu estilo é muito especial. Para contar a história da galinha, começa bem no dia a dia, com dois garotos conversando. De repente, dá um voo. Não é um voo de asa curta, como o de uma galinha. Mas um voo de imaginação, desses bem grandes, onde tudo pode acontecer. Supersônico! Voa do cotidiano para o mundo da lua. Fala sobre uma galinha que realiza seu sonho. E que vive uma singela história de amor. Depois, volta para o cotidiano. Eu, como leitor, senti que estava ali, ao lado dos garotos, olhando o ninho, os ovos, e sabendo do segredo da galinha! Fica a mensagem, tão bonita como o livro: o mundo que nos cerca pode ser olhado de muitas maneiras. Se usarmos os olhos da imaginação, como fez o autor, descobriremos muitas histórias interessantes!"

Walcyr Carrasco, escritor e autor de telenovelas