FICHA TÉCNICA

Editora: Record

Selo: Galera Júnior

Ano de publicação: 2016

Ilustrações: Simone Matias

Formato: 28cm x 20,5cm

Número de páginas: 48

JOÃO, JOÃOZINHO, JOÃOZITO
O menino encantado João Guimarães Rosa

O que dizer de um garoto de oito anos lá dos cafundós de Minas Gerais que já sabe francês e holandês? Que, por vontade própria, compra uma gramática para aprender alemão? Pois este era o garoto João Guimarães Rosa. Baseado em minuciosa pesquisa, Claudio Fragata reconstrói a infância do escritor mineiro, dividida entre Cordisburgo e Belo Horizonte. Conta também a infância de outro garoto, Miguilim. Só no final é que o leitor descobre que um é de carne e osso e o outro, inventado.

“Este livro conta uma história preciosa:
A infância de Guimarães Rosa.

A prosa poética de Claudio Fragata entrelaça relato e ficção, unindo acertadamente o autor mineiro e um dos seus personagens, o menino Miguelim.

Esta bonita introdução a Guimarães Rosa, João, Joãozinho, Joãozito, nos ensinará a todos, crianças e meninos encantados, a amar, ou amar um pouco mais, o personagem-autor, que vive, faz cem anos, onde tudo é sertão.”

Angela Lago



“Neste livro, Claudio Fragata consegue transformar o menino real Joãozito em personagem de ficção, tão extraordinárias são suas aventuras. E Miguilim, o personagem, ele traz para tão perto do leitor, que parece até um menino de carne e osso. Claro que a mágica só é possível graças ao talento desse Fra-gato – e assim que eu o chamo -, escritor que me surpreende a cada livro. Se eu usasse chapéu, tiraria para ele. Como não uso, bato palmas de pé. Ele é o cara da nossa atual literatura infantil e juvenil.”

Tatiana Belinky